Formigas: podem parecer inofensivas, mas são um perigo à saúde e podem transmitir várias doenças por quilômetros.

Dossiê “Cupins”!
fevereiro 20, 2020
Exibir tudo

Formigas: podem parecer inofensivas, mas são um perigo à saúde e podem transmitir várias doenças por quilômetros.

Há diversas espécies de formigas e cada uma tem suas características, vamos focar aqui nas formigas urbanas domésticas e de empresas de todos os setores inclusive da saúde.

Em relação a barata, a formiga consegue atingir distâncias maiores podem se locomover entre bairros com facilidade, são atraídas por restos de comida, lixo, água e até mesmo sangue (nos ambientes hospitalares são um perigoso na propagação de bactérias que causam infecções, contaminado comidas, bebidas, talheres, copos e curativos de pacientes).

Devido sua organização, é uma missão quase impossível acabar com as formigas. No caso de uma formiga ficar doente ou envenenada, ela se isola e não leva o veneno para colônia para não exterminar as demais, principalmente a Rainha, e extinguir sua casa.

Você pode cuidar com soluções caseiras podem funcionar, mas por tempo limitado. Por exemplo, se colocar casca de laranja pela casa, só no primeiro dia, depois pode ter efeito contrário e virar atrativo devido à frutose. Outro exemplo, cravos em pontos específicos, como armários, próximo à janelas e gavetas, as formigas podem até sair daquele local, mas irão se acomodar em outros lugares do ambiente.

O correto é chamar um especialista da área de desinsetização (dedetização) para fazer a inspeção, identificação e estratégia correta para as formigas. Caso seu vizinho faça o procedimento a tendência é que as formigas vão para a residência mais próxima que não está protegida. Por isso recomendamos que em condomínios horizontais e verticais as unidades todas façam os serviços.

Mas enquanto ainda não chegamos, seguem algumas dicas para suas família e seus colaboradores:

  • Necessário mudar hábitos em casa;
  • Não levar comida para os ambientes;
  • Acondicionar corretamente os alimentos restringindo acesso das formigas;
  • Secar as pias sempre depois de usar;
  • Deixar a casa o mais limpa possível; e
  • Vede bem seu lixo e coloque-o no lugar apropriado todas as noites (lixeira).